sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SAUDADE

Por que sinto falta de você? Por que está saudade?
Eu não te vejo mas imagino suas expressões, sua voz teu cheiro.
Sua amizade me faz sonhar com um carinho,
Um caminhar, a luz da lua, a beira mar.
Saudade este sentimento de vazio que me tira o sono
me fazendo sentir num triste abandono, é amizade eu sei, será amor talvez...
Só não quero perder sua amizade, esta amizade...
Que me fortalece me enobrece por ter você.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Intuição

Intuição é uma forma de conhecimento que está dentro de todos nós, embora nem todas as pessoas saibam utilizá-la, de acordo com a psicóloga Virginia Marchini, fundadora do Centro de Desenvolvimento do Potencial Intuitivo, de São Paulo. Etimologicamente, explica Virginia, a palavra intuição vem do latim intueri, que significa considerar, ver interiormente ou contemplar. O matemático e filósofo Blaise Pascal referia-se à intuição como o produto da capacidade da mente de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, graças às infinitas conexões inconscientes que tornam possível à mente consciente fazer escolhas. Grandes cientistas, entre eles o físico Albert Einstein, considerado o maior intuitivo da história, enfatizaram o valor do potencial intuitivo. O psiquiatra Carl Jung dizia sobre o conhecimento intuitivo: “Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento que necessita em seu próprio interior”. Segundo Virginia, a mente intuitiva abre-se a respostas inovadoras e não dogmáticas, mas aprender a confiar na intuição é um grande desafio, pois o senso comum ainda considera a intuição um conhecimento de risco. “Pessoas com baixa auto-estima, por exemplo, têm mais dificuldade em acreditar na inteligência intuitiva em função de uma desconfiança em relação a tudo o que venha de seu interior”, diz Virginia. A psicóloga afirma que é possível desenvolver a intuição por meio de algumas técnicas, como o treino da habilidade no uso de imagens e símbolos, a aquisição de uma postura mais reflexiva e o desenvolvimento da autoconfiança. “Devemos confiar na intuição à medida que a autoconfiança e o autoconhecimento permitam ao indivíduo separar a intuição dos seus medos e desejos”, diz Virginia.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Lúcida em excesso

“Estou sentindo uma clareza tão grande que me anula como pessoa atual e comum: é uma lucidez vazia, como explicar? assim como um cálculo matemático perfeito do qual, no entanto, não se precise. Estou por assim dizer vendo claramente o vazio. E nem entendo aquilo que entendo: pois estou infinitamente maior do que eu mesma, e não me alcanço. Além do quê: que faço dessa lucidez? Sei também que esta minha lucidez pode-se tornar o inferno humano — já me aconteceu antes. Pois sei que — em termos de nossa diária e permanente acomodação resignada à irrealidade — essa clareza de realidade é um risco. Apagai, pois, minha flama, Deus, porque ela não me serve para viver os dias. Ajudai-me a de novo consistir dos modos possíveis. Eu consisto, eu consisto, amém.”.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Rouxinol

Rouxinol tomou conta
Do meu viver
Chegou quando procurei
Razão pra poder seguir
Quando a música ia
E quase eu fiquei
Quando a vida chorava
Mais que eu gritei
Pássaro
Deu a volta ao mundo
E brincava
Rouxinol me ensinou
Que é só não temer
Cantou
Se hospedou em mim
 Todos os pássaros
Anjos dentro de nós
Uma harmonia trazida
Dos rouxinóis.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cidade em festa

Em agosto a Bahia entra em festa. Dois dos seus filhos ilustres fazem aniversário, no dia 12de agosto Jorge Amado o grande escritor e poeta e no dia 07 de agosto Caetano Veloso músico e compositor.

Jorge Amado completaria 100 anos, um escritor conhecido no mundo inteiro e que me ensinou a ler livros, pois o primeiro livro que eu li aos 8 anos foi "Capitães da areia", hoje aos 32 anos, leio em média 30 livros por ano, isto porque não tenho tempo para ler mais, pois ainda estudo, lembro-me como hoje de como me encantei com suas palavras e de como li o livro em apenas 5 dias, dai pra cá não parei mais. Hoje quero dizer que fico muito feliz por conhecer as literaturas de Jorge Amado e que apesar dele não estar vivo faz exatamente o mesmo sucesso que antes. Saudades eterna de um gênio da literatura brasileira.







Caetano, ai Caetano, cantor, compositor, poeta, encantador, maravilhoso, filho de Dona Canor e baiano... Rs! Não preciso dizer nada além de parabéns. Que este ainda possa nos encantar cada mais com suas canções. Felicidades querido Caetano.